Atividade: Focinho de porco não é tomada!

segunda-feira, 29 de abril de 2013 0 comentários
A postarem de hoje trata da emissão de documentos falsos. O fato escolhido traz dois problemas e dois links: o 1º, o próprio documento como subsidio para uma matéria jornalística (usado para afirmar um fato) e o 2º, a apresentação de que tal documento é realmente falso que tal serviu para tentar provar algo que não existia e colocou um Ministro em saia justa.

A avaliação do aluno poderá ser feita com a composição das duas notícias!

1ª- Noticia que usa o documento como prova.

Esquema de emendas a fantasmas leva governo a agir e constrange ministro

Provas de que parlamentares destinaram verbas federais a entidades que são de fachada, reveladas pelo ‘Estado’ desde domingo, obrigam Ministério do Turismo a cancelar de imediato convênios

O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - A revelação de que o Ministério do Turismo se tornou alvo de uma avalanche de emendas parlamentares que alimentam esquema de repasse de verbas federais a entidades fantasmas levou o governo a cancelar de imediato ontem convênios de R$ 3,1 milhões com o Instituto Brasil de Arte, Cultura e Lazer(Inbrasil).

Conforme revelou o Estado na edição de ontem, o caso agora coloca o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), cotado para permanecer no primeiro escalão da presidente eleita, Dilma Rousseff, em situação delicada. A assinatura de Padilha consta em documento que endossou o funcionamento do instituto, que só existe no papel. Em entrevista coletiva, nesta sexta-feira, o ministro voltou a afirmar que não assinou a declaração e que ela se trata de uma montagem. O documento atesta a "idoneidade" da entidade, permitindo, assim, a liberação da verba. "Estou indignado em relação ao documento.

Sou a pessoa mais interessada em esclarecer esse episódio", afirmou. Ele transferiu ainda a responsabilidade sobre a fiscalização do convênio ao Turismo. Nos bastidores, o governo mantém a confiança em Padilha, mas quer apurar os responsáveis pelo fato, já que no documento consta o selo digital da Presidência da República.

Foi a partir da gestão de Walfrido dos Mares Guia na pasta do Turismo que parlamentares foram incentivados a apresentar emendas para obter mais recursos.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,esquema-de-emendas-a-fantasmas-leva-governo-a-agir-e-constrange-ministro,652400,0.htm

2ª a noticia que desmascara a falsificação

Emerson Luis: Quando a mídia se baseia em documentos falsos

publicado em 11 de dezembro de 2010 às 21:13
por Luiz Carlos Azenha

Uma acusação gravíssima. Em letras garrafais. Baseada em um documento… falso.

Só no Brasil.

O Estadão, por incrível que pareça, faz que não é com ele.

O Emerson Luis analisou, no Nas Retinas

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/emerson-luis-quando-a-midia-se-baseia-em-documentos-falsos.html


Veja o documento:




0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 UnB Virtual | TNB