Proveniência e outras questões?

sexta-feira, 26 de abril de 2013 0 comentários

a) Proveniência arquivistica
O documento é parte do acervo pessoal da senhora Beatriz Kushnir, historiadora, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. O sobrenome Kushnir está vinculado, em sua origem, a famílias judaicas do Leste Europeu. O documento (um filme preto e branco em 16 mm, realizado por um dos membros das famílias judaicas do Rio de Janeiro à época) retrata o enterro de uma caixa de sabão feito com gordura humana retirada de corpos de judeus assassinados pelos nazistas.
b) Função arquivistica
O documentário em análise tem grande valor informativo. Por meio dele somos informados a respeito de vários aspectos da vida da comunidade judaica do RJ em meados do século XX, por exemplo: a manutenção de tradições religiosas vinculadas às formas de sepultamento, as alterações comportamentais resultantes da imersão na cultura brasileira da época etc.
c) Valor primário
O valor primário do documento em analise diz respeito à sua função como registro de eventos ocorridos no seio da comunidade judaica do Rio de Janeiro em meados do século XX. Ou seja, o documento foi produzido com o objetivo fundamental de registrar uma manifestação social (sepultamento dos restos mortais de judeus assassinados pelos nazistas).
d) Valor secundário
O valor secundário diz respeito a outras utilidades que o documento possa ter para o produtor ou outros usuários. Para a senhora Kushnir o documentário em questão pode ter várias utilidades: pode ser fonte histórica para suas pesquisas, pode ter valor sentimental (eventualmente pessoas de sua família foram executadas pelos nazistas ou pessoas de sua família podem ter organizado a manifestação, ou simplesmente o documento guarda grande importância para a senhora Kushnir por reiterar aspectos importantes de sua identidade étnico-religiosa).

e) Classificação tipológica do documento
- registro filmográfico (cópia em dvd)
- suporte:  dvd (suporte original filme 16 mm)
Preto e branco
Mudo
Aproximadamente X minutos
- autor: H. Rubin (membro da comunidade judaica do Rio de Janeiro)
- local e data: Cemitério judaico, Vila Rosali, Rio de Janeiro – RJ, 1947.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 UnB Virtual | TNB