Autenticidade

quarta-feira, 8 de maio de 2013 0 comentários
Avaliação da carteira de identidade funcional de militar do exército brasileiro.




Em primeiro lugar, a realização da autenticidade de um documento só é devidamente possível se o analisados, no caso um arquivista, tiver conhecimento de outros documentos da série documental. Tal conhecimento faz com que se tenha como comparar um documento alterado com um documento real. Só saberemos se há o timbre no lugar certo, a assinatura da pessoa competente ou mesmo um número sequencial  se os demais documentos for do conhecimento do "investigador".

Pois bem, o documento analisado trata de uma carteira de identidade adulterada. É óbvio que eu não tenho como saber disso rapidamente, pois esse documento não é familiar para mim. Utilizei uma notícia jornalística que publicou a ação de um falso coronel. Não vou entrar em detalhes sobre o que levou a descoberta, mas se ficarem curiosos podem ler a matéria aqui, é bem interessante. 

Pontos a serem considerados:

- Autenticidade: O documento não é autêntico pois sua emissão não foi feita pela entidade competente. Sendo assim ele também não é verídico. Sabe-se que o o formulário é da própria Defesa Civil e mesmo assim não vais significar nada para a questão documental. No mínimo custará problemas judiciais.

Minha pesquisa resultou em um outro documento que destaca todas os itens que comprovam a falsificação. Como eu havia falado antes, não é do meu conhecimento esse tipo de documento e para realizar uma análise é preciso ter acesso aos documentos da mesma classe.

Segue análise detalhada:


Fonte da imagem




0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 UnB Virtual | TNB