Fluxo Documental

quarta-feira, 8 de maio de 2013 0 comentários


Nota Fiscal de Venda ao consumidor MCEByte

Antes da emissão da nota fiscal, é preciso apresentar algumas etapas anteriores que provocam a necessidade da produção desse documento.

A NOTA FISCAL: FOI GERADA A PARTIR DE OUTRO DOCUMENTO, O PEDIDO.

Pré etapa do fluxo:

1° o cliente demanda um serviço que dará origem a um pedido, que pode ser feito pessoalmente ou por internet. Caso seja por internet, esse pedido resultará em trocas de e-mail entre cliente e agência de viagens e por vezes agência de viagens e algum tipo de prestador de serviços. Essa etapa torna-se mais complicada a realizar uma gestão documental pois encontramos o 1° desafio, que é de integrar os documentos de diferentes tipos de suporte (no caso papel e correio eletrônico).  Para que isso seja feito em plenitude o plano de classificação deverá estar devidamente formulado, pois se trata de uma atividade fim.  Afirmo que outros processos documentais podem anteceder a emissão da nota como

Passado a etapa do pedido, até a finalização do processo de compra, dá-se a necessidade da emissão da nota fiscal, ultima parte da relação documental entre empresa e comprador.

Etapa do documento NOTA FISCAL


Imagem: Produção própria



O DOCUMENTO FAZ PARTE DE OUTRO TRÂMITE 

A nota fiscal poderá ser utilizada em diferentes contextos na empresa, gerando outro tipo de documentação, bem como a utilização da nota pelo cliente.

Dentro da empresa, ele pode ser utilizado como comprovação para i Imposto de Renda. 


0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 UnB Virtual | TNB