Apresentando a oficina

quinta-feira, 25 de julho de 2013 0 comentários
Acabou!!!!

Ultimo post do semestre será com a presentação final do trabalho da disciplina Diplomática e Tipologia Documental.

Meu trabalho foi desenvolvido em torno da temática documentos digitais. Como objeto de estudo, escolhi um documento do ambiente web do Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão , e-SIC , no âmbito do Distrito Federal (www.e-sic.df.gov.br).

O trabalho foi desenvolvida em 3 partes:

Oficina que incluía apresentação de uma atividade prática (figura 1) com os alunos. Escolhi como aprendizado o uso da ferramenta de pedido de acesso à documentos arquivísticos e/ou acesso à informação. 
Na atividade, ensinei o aluno a realizar o cadastro no sistema com a criação de senha e login, em seguida, eu apresentei a importância do acesso à informação, as inovações da lei distrital em comparação com a lei federal, o fluxo do documento, a capacidade que o documento tinha de ser utilizado como prova, a análise diplomática e tipológica , bem como as dificuldades em analisar um documento e os gargalos que encontrei no estudo e ainda a relevância social que essa lei tem para os processos de transparência, controle social e democracia. Nessa fase o aluno já havia despertado alguns questionamentos e em uma discussão sobre o tema, o aluno realizou o pedido de informação on line, naquele momento.


Figura 1: Danielle Ventura
  Fonte: Los Archivistas 
Escolhi como Material de apoio a ficha abaixo. Nela apresentei a análise diplomática e tipológia bem como os dados do documento escolhido, as leis e os canais de acesso on line.(figura 2)

Figura 2 Fonte: Produção própria
O Trabalho Teórico foi entregue em sala de aula para o Professor. Nele desenvolvi a Proposta do Trabalho, Metodologia, Discussão Conceitual, explicações da Lei de Acesso à Informação (n°4.990/12), as diferenças de Documento Eletrônico e Documento Arquivístico Eletrônico, características do documento estudado, desenvolvimento do fluxo documental e as análises Diplomática e Tipológica.

Postei o trabalho escrito do site Slide Share AQUI


Juliana participando da Oficina do grupo UnB Virtual
Foto: Los Archivistas 
Apresentação para a Turma de Diplomática e Tipologia Documental 1°/2013
Foto: Los Archivistas
Turma de Diplomática e Tipologia Documental 1°/2013
Foto: Los Archivistas




0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 UnB Virtual | TNB